segunda-feira, 8 de novembro de 2010

 Fotografias famosas
"o beijo" Robert Doisneau 
 
"a menina Afegã"  Steve McCurry


A fotografia é uma arte



Estive pensando em como a fotografia é vista pela nossa geração. Será que hoje atribuímos à essa arte o mesmo valor que as gerações passadas? E realmente sabemos o que é fotografar?
Bem, para mim fotografia é algo único e cada imagem deve ser capturada com a sensibilidade de um amante da arte. Não é legal pegar uma câmera e sair por aí clicando o “nada” ou clicando tudo o que se vê. Isso não é fotografar! Para se capturar uma imagem é preciso pensar nela e saber qual é o significado para quem a está capturando.
 Conhecemos inúmeras pessoas que se intitulam fotógrafas, mas, quando nos deparamos com seus trabalhos observamos imagens capturadas aleatoriamente e sem sentido.  Isso não é fotografar!
E o que dizer sobre os sites de relacionamento.  A maioria das pessoas hoje pensa em fotografia para exibir em seus perfis, e assim vemos que o valor real de eternizar um momento é deixado de lado dando lugar a imagens que não demonstram nenhuma emoção.  Fotografar não é isso.
Não estou dizendo que não podem ser  feitas fotografias espontâneas como uma demonstração do cotidiano; afinal,  todos os momentos que são importantes para nós devem sim ser gravados de alguma forma e nada melhor do que uma fotografia para isso. O que estou dizendo é que não pode ser assim o tempo todo. Alguns momentos precisam ser guardados de uma forma especial e é preciso buscar conhecimento para obter melhores resultados.
O verdadeiro amante da fotografia não enxerga o mundo da mesma maneira que os outros. Ele vê as cores mais vibrantes, as flores mais coloridas e tudo com mais destaque. O mundo chama a atenção dos seus olhos e parece que os detalhes da vida atraem as lentes da sua câmera. E é assim que surgem as mais lindas fotos, e cada foto com uma assinatura pois os olhares são diferentes.
Para profissionais e amadores, é importante fotografar e gravar o nosso tempo para que nos vejam na posteridade mas não vamos nos esquecer que a fotografia é uma arte e por isso deve ser feita com emoção e paixão.

"As maravilhas da vida cotidiana são tão emocionantes. Nenhum diretor de filmes pode organizar o inesperado que você encontra na rua". Robert Doisneau.

Sara Amaral

domingo, 17 de outubro de 2010

Mariane

                                                   
    Convidei a Mariane para posar para o meu primeiro ensaio externo. Pensamos em diversos lugares e decidimos que um clube seria o lugar ideal para a produção por ser um lugar que nos proporcionaria uma diversidade maior de cenários. Contrário do que imaginávamos, no dia marcado fomos surpreendidas pelo mau tempo. Esperávamos estivesse um dia quente, em vez disso nos deparamos com a possibilidade de chuva. Logo nas primeiras fotos começou a chover, mas nós não paramos! Mudamos de lugar e essa mudança nos rendeu lindas fotos (roupa rosa com preto). Felizmente a chuva não se estendeu e tivemos a oportunidade de passar por várias partes do clube aproveitando cada espaço.
    Meu maior objetivo nesse ensaio era destacar em cada fotografia a essência da  Mari uma garota super alegre, pra cima e bela, claro! Para isso escolhemos roupas e acessórios com cores vivas. Preciso destacar a espontaneidade da modelo durante o ensaio. Isso faz toda a diferença. Fiquei muito feliz com o resultado. Acreditem, o que vocês estão vendo nas fotografias é realmente a essência da Mariane.
    
Valeu Mari,

 Missão cumprida!

Quem sou eu

Olá pessoal!
Estou começando minha carreira de blogueira. Espero que vocês gostem. Vou falar bastante aqui de duas das minhas grandes paixões Fotografia e Design Gráfico.
Espero que gostem.

Sara A