Você sabe o que é um obturador?
Não, não tem nada a ver com dentista ou coisa assim. O obturador é um dispositivo mecânico da máquina fotográfica que controla o tempo de exposição de uma fotografia. Ele funciona como uma cortina que protege o filme abrindo e fechando a cada disparo. Quando apertamos o botão de disparo, o obturador se abre permitindo que a luz entre e alcance o filme (no caso de uma câmera analógica) ou sensor (câmera digital). Com a entrada da luz a imagem desejada é captada.
Esse dispositivo determinará o tempo em que a luz vai passar por ele mesmo: quando mais tempo aberto, mais luz alcançará o filme ou o sensor, quanto menos tempo aberto, menos luz.
O controle do tempo é um dos pontos mais importantes no processo de captura de uma imagem e é aquilo que chamamos de tempo de exposição ou velocidade do obturador.
Este tempo de abertura do obturador normalmente é dado em frações de segundo ou segundos, valores mais comuns para este tempo vão de 1/8000s a 1s.
Mas esse tempo só pode ser definido se a câmera estiver no modo manual, pois no modo automático a própria máquina definirá esse tempo.
A definição do tempo de exposição é muito importante na hora de capturar uma imagem, ela interfira diretamente no resultado final. É claro que existem outros fatores que definem a qualidade de uma imagem como: diafragma, isso, balanço de branco etc.
Podemos fotografar um mesmo local, no mesmo momento, por duas vezes e obter imagens diferentes somente com a mudança do tempo de exposição, ou seja, a velocidade do obturador. Podem-se obter imagens mais claras ou escuras e, além disso, determinar se a um movimento na foto ficará paralisado (congelado) ou deixará um rastro.
Vamos agora analisar algumas fotografias:
Essa fotografia é um exemplo de rastro de luz. O obturador está bem lento por isso não capta detalhes nem paralisa movimentos. Por isso dá o chamado efeito borrão.
Já nessa outra, o tempo do obturador está bem rápido, a consequência é a paralisação das asas no beija flor.
Agora você já sabe o que é um obturador.
Mas não fique só com o que aprendeu aqui. Busque ler sobre o assunto e se tiver oportunidade pegue uma câmera, que tenha o modo manual, e comece a controlar o obturador. Assim, treinando, você aprenderá muito mais.
Então é isso pessoal!
A gente se vê!
Nenhum comentário:
Postar um comentário