O diafragma é um dispositivo que controla a quantidade de luz que passa pela lente da câmera. Ele é composto, basicamente, por um sistema de regulagem geométrico do tamanho da abertura da passagem da luz. Essa regulagem ocorre a partir de uma escala de valor do diafragma, padronizado, universalmente, como números f ou “f-stop”.
(Livro Fotografia- Flávio Shimoda)
“Nossa que complicação!” você deve estar pensando.
Mas não é tão complicado!
Para ficar fácil vamos combinar assim: sempre que explicar uma função deixarei uma frase principal para que você guarde com maior facilidade tudo o que aprender aqui.
Aí vai a primeira:
- O DIAFRAGMA É UM DISPOSITIVO QUE CONTROLA A QUANTIDADE DE LUZ QUE PASSA NA LENTE DA CÂMERA.
Precisamos entender que, quanto menor for o número f, maior a quantidade de luz que ele permite passar e, quanto maior o número f, menor quantidade de luz vai passar pelo diafragma. Ou seja, quando você está em uma situação em que a luminosidade é baixa a tendência é usar uma abertura maior (número f pequeno), para que o máximo de luz possa entrar, e vice-e-versa.
- MENOR f = MAIS LUZ MAIOR f = MENOS LUZ
Link: http://relatosdeumaprendiz.blogspot.com/2010/04/novos-conceitos-tempo-de-exposicao-e.html
Além de controlar a passagem de luz pela lente, o diafragma é responsável pelo controle da profundidade de campos nítidos em uma imagem. Quanto menor a abertura para a entrada de luz, maior é a nitidez da imagem. Isso significa que a variação do número f altera também a nitidez dos elementos que compõem a cena fotografada. Ou seja, é através o diafragma que determinamos o que desejamos que fique bem nítido (com foco) na fotografia.
- MAIOR ABERTURA (f mais baixo) = MENOR PROFUNDIDADE DE CAMPO MENOR ABERTURA (f mais alto) = MAIOR PROFUNDIDADE DE CAMPO
Veja um exemplo:
Link: http://blogdafotografia.com/2010/11/22/guia-do-fotografo-aprendiz-profundidade-de-campo/
Você pode notar que quanto maior fica o número f (diafragma mais fechado) maior a nitidez da imagem. E quanto menor o f menos nitidez; ou seja, o foco está apenas no primeiro plano.
Bem, então é isso!
Espero que tenha te ajudado a compreender melhor o funcionamento do diafragma.
Lembre-se: o aprendizado é maior quando colocamos em prática o que estudamos. Após ler essa matéria pegue sua câmera e saia por aí trabalhando os elementos tratados aqui.
Até a próxima!
Boas fotos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário